Política de Gestão

A LIDERCISTER efectua serviços de transporte rodoviário de produtos sólidos a granel, baseando a sua estratégia na melhoria contínua da empresa, com o objectivo de garantir a satisfação dos nossos clientes e de todas as partes interessadas, actuando de forma segura com pessoas e mercadorias e respeitando o meio ambiente.

Nesse sentido, assumimos os seguintes compromissos:

     • Cumprir os requisitos legais, regulamentares, normativos e outros em vigor, aplicáveis ao transporte rodoviário de mercadorias, ao ambiente, á segurança rodoviária, á segurança alimentar, á segurança e saúde no trabalho e á segurança pública;
     • Cumprir e fazer cumprir o código de ética e conduta interno da LIDERCISTER;
     • Cumprir os requisitos acordados com o cliente e outras partes interessadas, avaliando as suas necessidades e gerindo as suas expectativas;
     • Assegurar a disponibilidade dos recursos (colaboradores com as devidas competências, viaturas e instalações adequadas ao serviço entre outros);
     • Definir objectivos, processos e metodologias que garantam adequadas condições de segurança rodoviária, segurança alimentar, segurança pública e segurança e saúde no trabalho, protejam o meio ambiente, garantam a qualidade dos serviços prestados e preservem os produtos transportados de possível risco de contaminação;
     • Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho, que contribuam também para a segurança rodoviária;
     • Prevenir a ocorrência de acidentes e doenças profissionais, eliminar perigos e reduzir riscos de segurança e saúde no trabalho através da avaliação dos riscos associados às nossas actividades, implementando acções e promovendo a prática de comportamentos baseados em segurança (BBS);
     • Consultar os trabalhadores nas tomadas de decisão referentes às questões de segurança e saúde no trabalho (e quando existam, os representantes dos trabalhadores);
     • Promover a participação dos colaboradores nas questões de segurança e saúde no trabalho (e quando existam, os representantes dos trabalhadores);
     • Assegurar a protecção do ambiente, através da prevenção da poluição, controlo das emissões atmosféricas, prevenção de derrames de produto, óleo e combustível e do tratamento adequado dos resíduos;
     • Consciencializar os colaboradores e parceiros para que actuem responsavelmente de acordo com os aspectos relacionados com o ambiente, a segurança alimentar, a segurança rodoviária e a segurança e a saúde no trabalho;
     • Implementar procedimentos para reduzir ocorrências rodoviárias bem como mortes e ferimentos graves resultantes dessas ocorrências;
     • Promover a comunicação de não conformidades (reclamações, incidentes, acidentes, derrames, contaminações, …) e garantir que estas são investigadas e que são implementadas acções para as tratar;
     • Monitorizar dados de desempenho do sistema, no que diz respeito á qualidade, segurança e saúde no trabalho, segurança rodoviária, segurança alimentar e ambiente;
     • Implementar procedimentos relacionados com a proibição do consumo de álcool e drogas;
     • Assegurar a protecção dos dados pessoais dos colaboradores;
     • Acompanhar e melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão, a fim de melhorar o seu desempenho nas vertentes da qualidade, ambiente, á segurança rodoviária, á segurança alimentar, á segurança e saúde no trabalho e á segurança pública;
     • Divulgar e disponibilizar a Política de Gestão a todos os colaboradores e partes interessadas relevantes;

O Conselho de Gerência da LIDERCISTER compromete-se a rever periodicamente a sua Política de Gestão, avaliando e actualizando os objectivos, de modo a garantir a sua eficácia na contribuição para o processo da melhoria contínua.

 

 

 

Santo Isidro de Pegões, 04 de Maio de 2021

O Conselho de Gerência